sexta-feira, 8 de março de 2013

Inclusão Escolar

Amei ter visto o  Hang Out que rolou esta semana: "Inclusão escolar, sonho ou realidade" e conhecer histórias de famílias felizes,  mesmo com as dificuldades.
Muita coisa é bem distante da minha realidade como mãe de 03, mas me identifiquei em várias outras como por exemplo a integração entre os irmãos, o acompanhamento intenso dos pais nos estudos e até mesmo a cobrança para com a escola por uma inclusão melhor.

Não tenho filhos portadores de necessidades especiais e não sei o que é lutar de fato por esta inclusão, por estrutura física e capacitação de profissionais que entendam o desenvolvimento cognitivo, físico e psíquico, que saibam lidar e incluír o aluno especial no contexto do aluno não portador de qualquer necessidade especial. Não, não sei o que é isso. Mas como mãe sei o que é ter participação ativa na escola (instituição) e na vida escolar de meus filhos, o que é ter que deixar tudo por um tempo e se dedicar na formação das vidas mais importantes que temos, com um olhar muito mais abrangente que grade curricular, considerando  os valores passados em sala de aula, o senso de cidadania da escola e a sensibilidade (ou falta dela) do professor.

Constatei, por minha experiência, que falta inclusão de massa, do básico.
Inclusão do gordinho, do bravinho, da altona e de tantos outro rótulos que surgem da própria escola, em sala de aula, do próprio professor que exclui alguns e cria nichos dividindo a classe.
Situação esta que venho acompanhando de perto e vivendo na pele de mãe. Professor rotula aluno, causa constrangimento em classe e provoca reação infantil e imatura (ups!) de uma criança (redundância!?).

Sonho com inclusão escolar para todos. 
Para que os portadores de necessidades especiais tenham lugar apropriado para o estudo, aprendizado e desenvolvimento social encontrando na instituição boa estrutura e bom coração.
Falta tato nos formadores de opinão, nos líderes de escola e no governo para criar harmonia e sinergia.

Esta tem sido minha experiência. Torço para que a sua seja melhor.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Fala que te escuto! E respondo aqui. ;)